Sabe uma coisa que nunca falha em alegrar o dia a dia? Cor. Muita cor. Isso tanto é fato, que a falta de colorido causa doenças. Não acredita? Pode procurar no Google: nos países mais frios do planeta existe um negócio que chama depressão sazonal, que só dá as caras nos dias cinzentos do inverno.

A galera do coletivo Boa Mistura deve saber disso, porque se tem uma coisa que ela faz é transformar a vida das pessoas com tinta. A arte mais recente desses espanhóis é o Projeto Colônia das Américas, que ainda está se desenrolando. O esforço desse povo já começou a mudar a cara de uma comunidade em Querétaro, no México.

Se bem que dizer que os caras fizeram isso sozinhos não é justo. Pra colorir 30 casas da comunidade eles tiveram a ajuda de toda vizinhança. A galera colocou a mão na massa… quer dizer, na tinta, e terminou a primeira fase do projeto em duas semanas. A ideia é pintar todas as 1074 casas do lugar.
blog_boa_mistura_mexico_02 A inspiração para os desenhos veio da arte da tribo indígena Otomíes, que surgiu nessa região do país. Claro que o que os caras do coletivo queriam é festejar a identidade do local.

Já imaginou que legal seria se alguma coisa assim acontecesse no Brasil? Então, aconteceu. Os espanhóis do Boa Mistura são viajados e desde que se juntaram em 2011 já levaram mais cor (, por favor,) pra vários países.

Por aqui, o projeto que eles encabeçaram foi o Luz nas Vielas, na Vila Brasilândia, em São Paulo. Você deve ter visto fotos dele na internet. Foi o Boa Mistura que pintou e deixou palavras inspiradoras, como orgulho, beleza e doçura, nas paredes das vielas da comunidade. Pra quem não viu ou não lembra, clica aqui : )
blog_boa_mistura_mexico_03

blog_boa_mistura_mexico_04

blog_boa_mistura_mexico_05

blog_boa_mistura_mexico_06

blog_boa_mistura_mexico_07

blog_boa_mistura_mexico_08

blog_boa_mistura_mexico_09

blog_boa_mistura_mexico_10

blog_boa_mistura_mexico_11

blog_boa_mistura_mexico_12

blog_boa_mistura_mexico_13

blog_boa_mistura_mexico_14

Última atualização: 11/04/2022.