É quase Natal e muita gente fica ainda mais feliz nesta época do ano. E felicidade a gente sabe que é assim, alarga o coração e dá vontade de transmitir isso para os outros. Então que tal aproveitar esse momento e manter essa energia o ano todo, se tornando um voluntário? Pra quem gosta da ideia, mas não sabe por onde começar, a plataforma Atados surgiu pra dar uma mãozinha!

1240539_520430201380529_507808590_n

Imagem: Atados

Sabe aquela história de juntar a fome com a vontade de comer? Criada com a proposta de ligar voluntários a vagas de voluntariado em ONGs, a história da Atados começou com quatro amigos da faculdade de Administração da USP. Eles contam que tinham muita vontade de ajudar a tornar o mundo mais bacana, mas pouca ideia de como fazer isso.

landing_cover-parte1

Imagem: Atados

“Antes de lançarmos o projeto, nós éramos os típicos usuários do Atados: tínhamos realizado uma ou outra ação pontual, mas achávamos difícil encontrar vagas de trabalho voluntário em ONGs. Houvíamos muita gente falando ‘quero fazer trabalho voluntário, mas não sei por onde começar’”, disse o André Cervi, um dos fundadores da plataforma.

10505308_684044528352428_9175833150937953462_n

Foto por Thum Thompson

Ele conta que, na época, os quatro já estavam no finzinho da faculdade, estagiando em grandes empresas, mas nada empolgados com a perspectiva corporativa. Até que depois de alguns encontros informais, com várias ideias de empreendimento, eles chegaram no formato do Atados. “Foi a ideia que mais nos deu brilho nos olhos”, ele falou pra gente. “Existem muitas ONGs em São Paulo e no Brasil, mas a maior parte delas é desconhecida pelas pessoas. Além de ser difícil encontrar as vagas de voluntariado no site delas. O papel do Atados é facilitar essa busca pra mostrar onde as pessoas podem se engajar”, completa.

landing_coverparte2

Imagem: Atados

Pra isso, a plataforma tem um sistema super bacana que permite buscar vagas tanto por causa quanto por habilidades que você gostaria de compartilhar. Assim fica fácil se juntar a ONGs que traballham pelas coisas que você mais acredita ;)

Ao todo, são mais de 25 mil voluntários cadastrados e cerca de 300 ONGs nas cidades de São Paulo, Curitiba e Brasília. Muita gente boa com vontade de fazer o bem e disposta a se conectar de verdade com o mundo. “O voluntariado permite a aproximação de realidades, desconstruindo preconceitos. Em um país muito desigual como o Brasil, uma experiência presencial permite conhecer outras pessoas e sair da bolha.”

Não é, não?