Aniversário de segunda-feira não é fácil: Tem que levantar cedo, vários barzinhos não abrem e é complicado até marcar comemoração depois do expediente. Mas felizmente para uma das aniversariantes de hoje, nada disso importa!

Pois é. Hoje, dia 29 de setembro, comemora-se 50 anos desde a primeira tirinha da Mafalda, personagem criada pelo cartunista argentino Quino. Ela que, mesmo sendo super novinha, é famosa por seus questionamentos cheios de preocupação e consciência social, e por um amor à pátria que, rixas futebolísticas à parte, é bem bonito de ser ver.

5421660667_206f024d07_b

Mas o mais legal pra quem já ama ou quer conhecer melhor o universo da tirinha é que São Paulo será a primeira cidade brasileira a receber a exposição interativa “O Mundo de Mafalda”, que já passou por México, Chile, Costa Rica e Argentina, e vai ocupar a Praça das Artes a partir de dezembro.

Além de trazer várias tirinhas, o bacana da exposição é que ela tem a proposta de fazer o visitante sentir dentro da história, com várias réplicas incríveis de cenários dos quadrinhos, como a própria casa da Mafalda, composta por objetos reais e ilustrações, o que até dá uma ideia pra decorar o quarto dos pequenos em casa.

A informação é do Catraca Livre! Acompanhe pra saber mais e não perder ;)

o-mundo-de-mafalda-3

Enquanto, já pra hoje, uma coisa interessante para quem gosta de ilustração é acompanhar a homenagem de vários artistas para a personagem. Liniers, de Macanudo, e até Maurício de Souza já fizeram a deles!

Enfim, você gosta da Mafalda?

Fotos: Gesline Anrango.

Última atualização: 15 de março de 2022.